domingo, 5 de agosto de 2012

Entrevista com o prefeito e candidato a reeleição pelo PV, Alan Lacerda


Eleições 2012

A presente entrevista é composta por perguntas que foram enviadas por e-mail ao prefeito e respondida por ele também por e-mail. Publicarei essa primeira parte com as duas primeiras questões abordadas.
Manterei o texto na íntegra, afim de corresponder à verdade dos fatos.


 Apresentação do blog ao entrevistado
Em primeiro lugar, gostaria de contextualizar o Blog "Folha do Gado Bravo" (http://folhadogadobravo.blogspot.com.br/) . É um blog gerenciado por mim, mas de cunho coletivo, cujo propósito é difundir noticias e conteúdos sobre Licínio de Almeida. Já existe há mais de 5 anos. 

Folha do Gado Bravo (FGB)
Uma primeira pergunta é sobre uma constante crítica, por mim escutada em diversas vezes, de que você era um prefeito muito difícil de ser encontrado na cidade e que inclusive não morava em Licinio no início do seu governo. Esta é uma crítica procedente ou você discorda dela e com quais argumentos a refutaria?

Alan Lacerda: É verdade que minha mulher e minhas filhas moraram por dois anos em Caculé no início do mandato. Esta decisão foi minha, e assumo esta responsabilidade, pois não tinha segurança quanto à qualidade da escola pública em Licínio de Almeida antes do nosso mandato e, como é de conhecimento e reconhecimento de todos, avançamos muito na qualidade da nossa educação, sendo hoje possível colocar as minhas duas filhas na rede municipal de educação de nosso município (caso raro na realidade brasileira, mas não uso este fato como promoção pessoal e sim de uma forma analítica). Além disso, algumas outras questões pessoais e íntimas levaram-me a decidir por isso. Entretanto, mesmo em detrimento do relacionamento familiar, sempre mantive residência com endereço fixo e regular em Licínio de Almeida. Em determinado momento, sentimos nós, a família, conforto em estarmos todos em Licínio.
Por outro lado, a população de Licínio de Almeida estava acostumada a uma administração que promovia o clientelismo e o personalismo. Nós implementamos ações de descentralização da administração, por exemplo: não é mais necessário encontrar o prefeito para liberar uma ambulância ou para conseguir um exame clínico especializado como acontecia no passado. Esta descentralização, naturalmente, provocou uma nova relação da população como o poder público municipal que no início do mandato causou muito estranhamento nas pessoas. Sempre reconheci que sou um prefeito que viaja muito. Contudo, podemos a essa altura demonstrar os resultados práticos de tantas viagens: convênios federais em execução que somam mais que as quatro últimas administrações juntas e somadas; parceria com o Instituto Ayrton Senna que contribui enormemente para a qualidade da nossa educação; parceria estratégica com a Fundação Banco do Brasil (FBB) para o Programa Licínio Sustentável com o maior orçamento per capita de convênios da FBB para municípios da Bahia (acredito que, se não o maior do Brasil, um dos maiores);  parceria com várias agencias do Governo do Estado da Bahia ( CAR, CERB, SUAF) para a construção do Programa Licínio Sustentável; estruturação de política de assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares; adesão as políticas publicas com números muito acima da média do nosso estado tais como PRONAF, PAA, Garantia Safra, entre outros; projeção do nome de Licínio de Almeida no cenário nacional; dinamização da economia do município; implantação e melhoramento de vários sistemas de abastecimento de água tanto na sede do município quanto de comunidades rurais como Barreiro, Lameirão, Brejo, Caianas, Baixa do junco, São Pedro, Bengo, Curral do Meio, Canoas, Baixas, Piabanha, etc, quase que acabando com o mais cruel dos mecanismo de submissão de um povo que é o carro pipa da maneira distorcida como era usado em Licínio.
Acredito que sem tantas viagens não conseguiríamos avançar quanto nós avançamos nesse mandato. Defendo que o gestor municipal, especialmente de uma cidade pequena como a nossa, deve buscar novos arranjos institucionais que permita atrair novos investimentos, modernizar a relação da comunidade com a gestão pública criando novas institucionalidades, tornando-a participativa, descentralizada e cada vez menos personalista.
  

FGB:A "folha" através de minha pessoa apoiou incondicionalmente sua campanha anterior, por pura afinidade ideológica mesmo, mas recentemente publicamos uma postagem: http://www.youtube.com/watch?v=2Iq-Vv6I3Yo, na qual nos colocamos indignados com uma possível retaliação sua a um cidadão  que se opunha  politicamente a você. (Registro que fiquei indignado com o conteúdo do vídeo e como defensor dos movimentos sociais e das liberdades de expressão, indignado com o "possível" cerceamento de opinião).
 Você poderia dar a sua versão sobre o fato?

Alan Lacerda: O nosso governo é marcado claramente por ser um governo democrático e que quebrou com o modelo de perseguição que aqui existia. No passado, quem ganhava a eleição promovia quebra-quebra na casa do adversário, perseguia funcionário público transferindo-o para locais de difícil acesso sem os direitos que a lei os confere. Nunca incentivamos nem determinamos perseguição a quem quer que seja. A administação do município é parceira da polícia, contudo nunca mandou ou irá mandar nela. Acredito que o fato que motivou a ação da polícia nada tem a ver com a frase que expessa uma opinião pessoal e muito minoritária sobre a nossa administração. Tanto é verdede que logo no dia seguinte a frase foi novamente colocada no mesmo carro e nada aconteceu.
Sei que o processo democrático impõe a liberdade de expressão e jamais censurei ou impedi alguém de usar o seu direito constitucional. Nunca solicitei da polícia qualquer procedimento nesse sentido, como também não movi processo de injúria e difamação mesmo quando, na minha avaliação, ocorreram excessos ou propositadamente a ocorrencias desses crimes em sites com ataques pessoais difamatórios ou em discusões importantíssimas para o nosso futuro como na tentativa de implantação da APA da Serra do Salto, quando setores da oposição mentiram sem o menor pudor, contaminando nossas discursões com a mais baixa e suja politicagem.

Novas perguntas foram feitas ao prefeito e candidato e assim que elas forem respondidas, serão publicadas.


Atenciosamente,
Hiller Soares Santana


6 comentários:

Hugo Miranda disse...

Muito boa a iniciativa Hiller, assim podemos avaliar melhor nosso candidato. Já que você se comprometeu a fazer essa entrevista, deixe-nos a par das respostas assim que as obtiverem. Estarei esperando por mais postagens. E mais uma vez, Parabéns pela iniciativa.
Atenciosamente:Hugo Miranda

Hugo Miranda disse...

Muito boa a iniciativa Hiller, assim podemos avaliar melhor nosso candidato. Já que você se comprometeu a fazer essa entrevista, deixe-nos a par das respostas assim que as obtiverem. Estarei esperando por mais postagens. E mais uma vez, Parabéns pela iniciativa.
Atenciosamente:Hugo Miranda

Hugo Miranda disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.Sobre SUA administração na prefeitura de Licínio de Almeida,TEM ALGO A DIZER CANDIDATO??!

Anônimo disse...

Quanto ao Nepotismo, pergunte a Cosme que tinha D. Santa (in memorian) sua irmã, seus sobrinhos Ricardo, Ana Selma, seu cunhado Francisco Eleázaro, como seus funcionários em cargos municipais, que ele irá te responder

Anônimo disse...

Nepotismo? Pergunte pra Cosme que tinha D.Santa(in memorian) sua irmã, seus sobrinhos RicArdo, Ana Selma, seu cunhado Eleázaro (Leco) e outros como seus funcionários na prefeitura de Licínio de Almeida, garanto que ele vai saber responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...