terça-feira, 19 de agosto de 2008

Eleições em Licinio


Para falar deste momento, informo que a minha paixão pela política local remonta a minha pré-adolescência, quando aos 9 anos participei euforicamente da primeira campanha política de minha vida. Ainda estávamos em plena ditadura militar e somente um partido disputava a prefeitura de Licinio. O PDS, um partido filhote da Arena (que dava apoio aos militares). Os pretendentes eram, no PDS 1, Alfredo Pereira Santos e no PDS2, o Senhor Felismino. Como todos sabem, por ser neto de Dona Emilia, sempre morei na rua Gasparino David e portanto era vizinho de "seu" Felismino, mas não torci por ele. Torci pelo candidato de "seu" Mirá, que era Alfredo. Este ganhou a eleição e ficou no poder até 88, quando rompendo com Mirá apoiou o hoje atual prefeito, Cosme. Curiosamente eu apoiei Cosme(embora ainda não votasse!) também, talvez pelo desejo do novo, da inovação. Num primeiro momento não me arrependi. Via marcas de uma gestão criativa, mas toda essa minha concepção se esvaiu quando depois de passar um período aqui no Rio de Janeiro, voltei a morar em Licinio e terminei o meu antigo segundo grau normal. Bastou uma crítica à situação da educação municipal, para que no ano seguinte, eu professor formado, fosse impedido de dar aulas. Desagradei o chefe! Confesso que essa decepção em não poder exercer uma profissão para qual eu havia acabado de me formar, foi traumática, mas como Deus escreve certo por linhas tortas, tive que me exilar (para a profunda tristeza de minha avó) novamente no Rio de Janeiro. O que para mim foi bom. Estudei e fiz teatro profissional( sou ator e produtor cultural), gerenciei um teatro e em seguida entrei para a Universidade Federal Fluminense, onde me graduei, como professor de letras. Dai fui direto para o magistério municipal e estadual do Rio de Janeiro, em ambos passando em concurso público. Sou fruto do meu próprio esforço. Voltando à politica local, ao final do primeiro mandato de Cosme, torci freneticamente pela vitória de Dr. Áureo em detrimento de Alfredo, mas Alfredo ganhou apoiado por Cosme. Na eleição seguinte era a vez de Dr. Áureo brilhar e derrotar o cosmismo. Vibrei de felicidade. Não acompanhei diretamente a administração Áureos tempos, mas, como o conheço de longa data e por ele tenho uma profunda admiração, ainda que não tenha sido uma administração perfeita, sei que ele teve intenção de que fosse a melhor possível. Claro que podem dizer que não foi uma boa gestão. É difícil agradar a Gregos e troianos.

Depois de 4 anos Cosme volta ao poder e nele está desde então. Na eleição em que ele foi reeleito eu apoiei Neto, um amigo de longa data, que conheci ainda no movimento estudantil e por quem tenho uma grande admiração também. Que pena, não venceu. Penso que embora eu tenha cometido a lástima de um dia ter apoiado Cosme (1988), minha tragetória sempre foi ligada ao campo da oposição. Fui militante simpatizante do velho PT, do qual rompi para formarmos um partido mais coerente e verdadeiramente ligado ao campo das esquerdas. Hoje estou no PSOL e aproveito esta extensa postagem para torcer pelo partido verde em Licinio. Eu quase fui para o PV a convite de minha amiga Ceinha (filha de dona Laurita e seu Moacir). Torço para que as bandeiras ecologicas e sustentáveis ganhem força e adeptos. O meu partido não está presente ai em Licinio, mas em seu nome e meu, apoiamos Alan para prefeito. Saudações e sucesso.

7 comentários:

Unknown disse...

quem conhecer a história política de Licinio e quiser postar, será bem vindo

Pereira #64 disse...

gostei da iniciativa,parabéns pelo flog, o artigo ficou o máximo, aguardo a próxima postagem.

Unknown disse...

cara ate q emfim alguem fez algo por aquela cidade

sua historia de vida é muito interressante

conte comigo

pois foi ser uma visitante assidua
do seu blogg



vlw

Elís

Blogger da Educação disse...

Sem dúvidas, uma iniciativa inteligente e oportuna!!
15 anos atrás deixava essa inesquecível cidade... Ela não me oferecia a mínima condição de crescimento cultural e profissional. E hje, oferece a quem lá está??
Aguardo resposta!!!

Unknown disse...

Muito interessante a indagação de meu querido amigo Jesuino. mas como não estou morando na cidade atualmente, acho que seria leviano de minha parte respondê-la. Portanto, com a palavra você atual morador de nossa querida Licinio.

Unknown disse...

Simplesmente...
VOCÊ É O MÁXIMO!!!!
PARABÉNS!!!!
Nota 10.
Abraços

Anônimo disse...

Fico grato a vc Elis pelas palavras, mas sinceramente o que eu fiz, foi somente abrir mais uma janela de comunicação virtual, onde todos podem não somente ver, mas participar também da história passada ou atual de Licinio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...